domingo, 10 de abril de 2011

Espectro Eletromagnético

   A luz é uma radiação eletromagnética. Todo o espectro eletromagnético é irradiado pela energia solar. Parte da energia é refletida na atmosfera pelas nuvens e pelos gases, outra parte é refletida pela superfície terrestre, sendo apenas uma pequena parcela absorvida pelas plantas. O espectro de luz visível vai do violeta ao vermelho. Os comprimentos de onda mais curtos são muito energéticos e ou mais longos são menos energéticos.
   A energia luminosa é transmitida em unidades chamadas fótons. Para que a fotossíntese ocorra, é necessário que a clorofila (responsável pela coloração verde das plantas) absorva a energia de um fóton com o comprimento ideal de onda para iniciar as reações químicas.



Resumo: Para que ocorra a fotossíntese, é necessário que a energia de um fóton (energia luminosa) seja absorvida pela clorofila, para que dali o comprimento de onda absorvido (mais energético ou menos energético) possibilite o processo químico da fotossíntese. 


Julia Müllernº 28

Um comentário:

  1. Meninas, eu só não entendi como será o experimento de vocês em relação à fotossíntese. Qual será o produto final? Em nenhum momento vocês afirmam o que irão fazer.

    ResponderExcluir