quinta-feira, 7 de abril de 2011

O que é a Fotossintese ?

A fotossíntese é o processo através do qual as plantas convertem a energia da luz em energia química , transformando o dióxido de carbono (CO2), a água (H2O) e sais minerais (retirados do solo através da raiz da planta), em compostos orgânicos e oxigénio gasoso (O2). A luz do sol é absorvida pelas folhas das plantas através da clorofila, substância que lhes dá a característica cor verde. 

Através deste processo (fotossíntese) as plantas produzem o seu próprio alimento, constituído essencialmente por açúcares como a glicose. Aos organismos que produzem o seu próprio alimento, dá-se o nome de autotróficos. Note-se que existem para além das plantas, alguns outros organismos capazes de produzirem a fotossíntese, nomeadamente algumas bactérias e microalgas. 

(A equação simplificada do processo é a formação de glicose: 6H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6. Já a equação não simplificada do processo é: 12H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6 + 6H2O). 


A fotossíntese é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando o ATP (adenosina tri-fosfato) a base energética das células dos organismos vivos. 

A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais (e outros organismos heterotróficos) seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação está sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes. 


Resumo:
Fotossíntese é um processo de anabolismo realizado pelas plantas (autotróficas), onde é acumulada a energia da luz do sol (energia solar) absorvida através da clorofila, para a produção seu próprio alimento (glicose), transformando a energia recebida em energia química. Nesse processo, ocorre a transformação da água e dos sais minerais retirados do solo em oxigênio (necessário para a sobrevivência dos seres vivos). 

Vitoria Valente - nº 52

Um comentário: