quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Fotossíntese e a Medicina

A luz pode ser altamente maléfica se não for devidamente controlada, temos como exemplos os inúmeros casos de câncer de pele. As plantas tem que absorver luz com o mínimo de dano para ela mesma. A compreensão das causas dos danos causados pela luz e os mecanismos naturais de proteção, pode beneficiar-nos em áreas alheias à fotossíntese como a medicina. Por exemplo, algumas substâncias como a clorofila tendem a localizar-se em tecidos tumorosos. A iluminação destes tumores causaria um dano fotoquímico, que poderia matar o tumor sem conseqüência para o tecido em perfeito estado. Outra aplicação médica é a utilização de substâncias semelhantes à clorofila para delinear a área cancerígena do tecido em perfeito estado. 
Danos fotoquímicos ao tecido em perfeito estado não ocorrem, pois os princípios da fotossíntese foram utilizados para converter a energia absorvida em calor.


Resumo: O link acima contém informações cujo principal tema é a fotossíntese na medicina, sua importância para essa ciência. Primeiramente, é feita uma introdução das utilidades e relações de tal fenômeno com a medicina, como o exemplo claro que muita luz, pode causar danos de saúde ao ser humano, como o tumores malignos na pele, enquanto as plantas também precisam controlar a quantidade de luz que absorve para que não as danifique também. Também há informações sobre os fatores que influenciam na fotossíntese, em relação as variantes de temperatura e os efeitos causados.

Paola Barros Pupo nº40 

Nenhum comentário:

Postar um comentário