quinta-feira, 9 de junho de 2011

Etapas da Fotossíntese (Parte 2)

Fazem parte da fotofosforilação acíclica dos dois tipos de clorofila, sendo chamadas de clorofila A e clorofila B.

Os fótons de luz são absorvidos pela clorofila B, aumentando a quantidade de energia de seus elétrons.

Os elétrons ficam agitados e passam a se mover com freqüência, até que eles saem da clorofila e são captados pelos transportadores plastoquinona e citocromos. Neste momento ocorre a liberação de energias, que é usada na formação da molécula de ATP.

Os elétrons não voltam para a clorofila B, eles vão até a clorofila A (por isso o nome acíclica), onde há a ferrodoxina, que transporta os elétrons para o NADP, deixando a cromatina B privada dos mesmos. Porém, durante o processo da fotólise da água, a cromatina B recupera os elétrons.

No processo da fotólise da água, ocorre a ação da luz que faz com que as moléculas de água se quebrem, formando íons H+ e OH.

Com isso ocorre a liberação de oxigênio para a atmosfera, e a passagem átomos de hidrogênio para o NADP.

Cada enzima de NADP só tem capacidade de receber dois elétrons e dois átomos, que origina o NADPH²



Referencia : http://www.colegioweb.com.br/biologia/etapas-da-fotossintese.html


Resumo : Fazem parte da fotossíntese dois tipos de clorofila chamados de A e B. Os fótons são absorvidos pela clorofila B, aumentando a quantidade de energia presente nos elétrons. Quando os elétrons se movimentam rapidamente até saírem da clorofila, sendo capitados e levados pelos transportadores plastoquinona e citocromos, que libera energia na formação da molécula ATP. Os elétrons acabam não voltando para a clorofila B, indo apenas para a clorofila A, onde contem a ferrodoxina, que transporta os elétrons para o NADP, deixando a clorofila B privada dessas substancias. O processo de fotólise da água, ocorre quando a luz solar faz as moléculas de água se quebrarem formando H+ e OH, liberados nas substancias da planta.


Larissa Moreira Martins - nº 30  

Nenhum comentário:

Postar um comentário